Diversos erros em gestão de projetos na construção civil podem levar a erros de execução gerando atrasos ou até inviabilizando totalmente o projeto, em casos mais graves. Por isso, um bom gerenciamento de projeto deve levar em consideração requisitos importantes, como planejamento, comunicação adequada entre gerência e equipe, estratégia organizacional, distribuição de tarefas, entre outros fatores.
O gerenciamento ou a gestão de projetos da construção civil é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para garantir o sucesso do projeto em todas as suas etapas. Dessa forma, o gerente precisa saber organizar as demandas do cliente para planejar, executar e acompanhar a obra com maestria até o final. Isso porque muitas variáveis podem prejudicar um projeto ao longo de sua execução e levar a erros que podem atrasar ou inviabilizar o resultado final.
Talvez esse seja um dos erros mais graves em projetos de construção civil: o mal planejamento e gerenciamento da obra. Essa gestão consiste na aplicação de técnicas para garantir o sucesso da execução, por isso deve contemplar todos os processos, como elaboração, execução e controle de resultados. Por meio de uma boa gestão,é possível cumprir prazos e executar todas as etapas do processo dentro do prazo e do orçamento.
Essa prática ainda evita gastos desnecessários, eliminando desperdícios e retrabalhos, além de auxiliar na aplicação de novas tecnologias para melhorar a produtividade dos trabalhadores e coordenar os recursos da construção.
É preciso definir um tempo adequado para a execução de cada tarefa dentro do projeto de construção civil. Muitas vezes, por inexperiência ou falta de qualificação, o gestor pode acabar definindo prazos muitos muito curtos para cada etapa dentro do planejamento da obra, o que pode prejudicar a execução, a qualidade e até o resultado do projeto.
A falta de comunicação também pode gerar erros em um projeto de construção civil. É preciso ouvir a equipe, analisar pontos de vista e entender o que não está funcionando ao longo do percurso. As falhas na comunicação podem gerar baixa produtividade e retrabalho na edificação, assim como atraso na conclusão das etapas e na entrega final do empreendimento, resultando em prejuízos financeiros.
Podemos dizer que a comunicação não está funcionando bem quando a equipe começa a perder o engajamento, por exemplo, deixando de compartilhar qualquer parecer importante para o andamento da obra. Dessa forma, se algo estiver sendo realizado de maneira equivocada em alguma etapa da construção, é preciso apontar o erro e corrigi-lo imediatamente.
Uma obra precisa ter atribuições claras de tarefas para a equipe, já que as etapas de um projeto de construção civil envolvem diversas funções, como pedreiro, servente de pedreiro e mestre de obras, por exemplo. O trabalhador precisa ter noção exata de suas funções em cada etapa para que o resultado seja atingido com qualidade. Uma boa forma de elaborar um cronograma adequado é distribuir as atividades envolvidas e atribuir prazos de execução e finalização para cada uma delas, prevendo possíveis riscos e ajustes de percurso. Isso precisa estar claro para todos os envolvidos na equipe, garantindo que eles estejam por dentro de todas as etapas.
Leia também: Sequenciamento das atividades facilita o gerenciamento do projeto
A falta de qualificação dos profissionais da construção civil pode ser o início de todos os problemas em uma obra. Dessa forma, todos os envolvidos precisam reunir habilidades técnicas e humanas para garantir o sucesso do projeto e a qualidade final da edificação. Até porque, cada detalhe é importante para evitar erros que podem colocar a obra em risco.
Ao fazer o planejamento do projeto, geralmente, todo o escopo é definido no início, mas podem ser necessários ajustes durante a execução. Nesses casos, é preciso ter consciência para saber que algumas alterações podem gerar atrasos ou acréscimos no orçamento inicial.
As mudanças podem afetar o foco e até o sucesso do projeto. Por isso, a comunicação entre o responsável pela obra e o cliente deve ser clara e franca. Afinal, é preciso expor todos os pontos (negativos ou positivos) de forma honesta e informar se as alterações irão gerar aumento de custos ou de prazos.
Para garantir uma boa gestão em uma obra, é preciso manter a organização das tarefas que serão realizadas. Um bom gerenciamento deve seguir a ordem lógica dos fatores para não pular etapas ou executar tarefas de forma automática. Uma dica para organizar a gestão de tempo é adquirir um gerenciador de projetos, como um software de gerenciamento.
Delegar tarefas na construção, ter uma boa comunicação e fazer avaliações rotineiras do andamento da obra também vai ajudar o responsável a gerir melhor o tempo da equipe para que tudo seja realizado dentro do planejado.
Alguns gerentes de projetos não fazem gerenciamento de riscos. Mas é muito importante executar uma boa avaliação de risco como parte do plano de gestão de projeto na construção civil. É preciso pensar em pontos que poderiam atrasar a obra ou gerar outros problemas, como estouro de orçamento e problemas de qualidade na edificação. Por isso é essencial fazer uma análise de riscos para minimizar ao máximo possíveis efeitos colaterais.
Para manter uma boa relação com o cliente, muitas vezes os responsáveis pelo projeto evitam contrariar opiniões ou pedidos extravagantes, mesmo que eles possam ser prejudiciais ao andamento da obra. Para evitar esse tipo de problema, é preciso argumentar com o cliente e verificar o que pode ser feito dentro do prazo e sem prejuízos, negociando para atender às demandas sem prejudicar a qualidade final da obra.
Nenhum erro pode passar despercebido pelo responsável por um projeto de construção civil. Isso porque algumas falhas, por menores que possam parecer, podem gerar atrasos e prejuízos financeiros ao projeto. No caso de uma obra, os erros podem até comprometer a segurança e a qualidade da edificação. Dessa forma, cada erro deve ser observado, analisado, corrigido e servir como lição para que não seja cometido novamente.
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