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Erros em gestão de projetos da construção civil

Conheça os erros mais comuns no gerenciamento de projetos na construção civil e saiba como evitá-los.
homem analisando erros em gestão de projetos

Diversos erros em gestão de projetos na construção civil podem levar a erros de execução gerando atrasos ou até inviabilizando totalmente o projeto, em casos mais graves. Por isso, um bom gerenciamento de projeto deve levar em consideração requisitos importantes, como planejamento, comunicação adequada entre gerência e equipe, estratégia organizacional, distribuição de tarefas, entre outros fatores.

O que são projetos de construção civil?

O gerenciamento ou a gestão de projetos da construção civil é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para garantir o sucesso do projeto em todas as suas etapas. Dessa forma, o gerente precisa saber organizar as demandas do cliente para planejar, executar e acompanhar a obra com maestria até o final. Isso porque muitas variáveis podem prejudicar um projeto ao longo de sua execução e levar a erros que podem atrasar ou inviabilizar o resultado final.

Quais são os principais erros em gestão de projetos da construção civil?

Mal planejamento

Talvez esse seja um dos erros mais graves em projetos de construção civil: o mal planejamento e gerenciamento da obra. Essa gestão consiste na aplicação de técnicas para garantir o sucesso da execução, por isso deve contemplar todos os processos, como elaboração, execução e controle de resultados. Por meio de uma boa gestão,é possível cumprir prazos e executar todas as etapas do processo dentro do prazo e do orçamento.

Essa prática ainda evita gastos desnecessários, eliminando desperdícios e retrabalhos, além de auxiliar na aplicação de novas tecnologias para melhorar a produtividade dos trabalhadores e coordenar os recursos da construção.

Prazos apertados

É preciso definir um tempo adequado para a execução de cada tarefa dentro do projeto de construção civil. Muitas vezes, por inexperiência ou falta de qualificação, o gestor pode acabar definindo prazos muitos muito curtos para cada etapa dentro do planejamento da obra, o que pode prejudicar a execução, a qualidade e até o resultado do projeto.

Falta de comunicação

A falta de comunicação também pode gerar erros em um projeto de construção civil. É preciso ouvir a equipe, analisar pontos de vista e entender o que não está funcionando ao longo do percurso. As falhas na comunicação podem gerar baixa produtividade e retrabalho na edificação, assim como atraso na conclusão das etapas e na entrega final do empreendimento, resultando em prejuízos financeiros.

Podemos dizer que a comunicação não está funcionando bem quando a equipe começa a perder o engajamento, por exemplo, deixando de compartilhar qualquer parecer importante para o andamento da obra. Dessa forma, se algo estiver sendo realizado de maneira equivocada em alguma etapa da construção, é preciso apontar o erro e corrigi-lo imediatamente.

Atribuição inadequada de tarefas

Uma obra precisa ter atribuições claras de tarefas para a equipe, já que as etapas de um projeto de construção civil envolvem diversas funções, como pedreiro, servente de pedreiro e mestre de obras, por exemplo. O trabalhador precisa ter noção exata de suas funções em cada etapa para que o resultado seja atingido com qualidade. Uma boa forma de elaborar um cronograma adequado é distribuir as atividades envolvidas e atribuir prazos de execução e finalização para cada uma delas, prevendo possíveis riscos e ajustes de percurso. Isso precisa estar claro para todos os envolvidos na equipe, garantindo que eles estejam por dentro de todas as etapas.

Leia também: Sequenciamento das atividades facilita o gerenciamento do projeto

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Falta de qualificação profissional

A falta de qualificação dos profissionais da construção civil pode ser o início de todos os problemas em uma obra. Dessa forma, todos os envolvidos precisam reunir habilidades técnicas e humanas para garantir o sucesso do projeto e a qualidade final da edificação. Até porque, cada detalhe é importante para evitar erros que podem colocar a obra em risco.

Mudanças no escopo

Ao fazer o planejamento do projeto, geralmente, todo o escopo é definido no início, mas podem ser necessários ajustes durante a execução. Nesses casos, é preciso ter consciência para saber que algumas alterações podem gerar atrasos ou acréscimos no orçamento inicial.

As mudanças podem afetar o foco e até o sucesso do projeto. Por isso, a comunicação entre o responsável pela obra e o cliente deve ser clara e franca. Afinal, é preciso expor todos os pontos (negativos ou positivos) de forma honesta e informar se as alterações irão gerar aumento de custos ou de prazos.

Desconsiderar a gestão de tempo

Para garantir uma boa gestão em uma obra, é preciso manter a organização das tarefas que serão realizadas. Um bom gerenciamento deve seguir a ordem lógica dos fatores para não pular etapas ou executar tarefas de forma automática. Uma dica para organizar a gestão de tempo é adquirir um gerenciador de projetos, como um software de gerenciamento.

Delegar tarefas na construção, ter uma boa comunicação e fazer avaliações rotineiras do andamento da obra também vai ajudar o responsável a gerir melhor o tempo da equipe para que tudo seja realizado dentro do planejado.

Não pensar no gerenciamento de riscos

Alguns gerentes de projetos não fazem gerenciamento de riscos. Mas é muito importante executar uma boa avaliação de risco como parte do plano de gestão de projeto na construção civil. É preciso pensar em pontos que poderiam atrasar a obra ou gerar outros problemas, como estouro de orçamento e problemas de qualidade na edificação. Por isso é essencial fazer uma análise de riscos para minimizar ao máximo possíveis efeitos colaterais.

Dar sempre razão ao cliente

Para manter uma boa relação com o cliente, muitas vezes os responsáveis pelo projeto evitam contrariar opiniões ou pedidos extravagantes, mesmo que eles possam ser prejudiciais ao andamento da obra. Para evitar esse tipo de problema, é preciso argumentar com o cliente e verificar o que pode ser feito dentro do prazo e sem prejuízos, negociando para atender às demandas sem prejudicar a qualidade final da obra.

Ignorar erros no projeto

Nenhum erro pode passar despercebido pelo responsável por um projeto de construção civil. Isso porque algumas falhas, por menores que possam parecer, podem gerar atrasos e prejuízos financeiros ao projeto. No caso de uma obra, os erros podem até comprometer a segurança e a qualidade da edificação. Dessa forma, cada erro deve ser observado, analisado, corrigido e servir como lição para que não seja cometido novamente.

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