Gerenciar os diversos projetos envolvidos em uma obra é tarefa que exige uma boa dose de eficiência, organização e atenção aos prazos. São inúmeras as informações e alterações geradas, que devem ser unificadas e compatibilizadas constantemente. Para auxiliar nessa tarefa, o ideal é contar com uma plataforma para gestão de projetos, como o Construmanager.

A ferramenta possui diversos recursos que ajudam na digitalização da gestão e na integração e conexão dos times envolvidos, dando mais transparência a todo o processo.

1. Visualizador 2D e 3D

Permite a visualização, sem os programas originais, de mais de 250 extensões diferentes. O modelo 2D ajuda a medir distâncias, áreas e perímetros e a imprimir PDFs com formato em escala. No modelo 3D, também é possível selecionar elementos, dar zoom, ocultar, explodir, navegar e fazer cortes nos objetos do modelo, agilizando a análise dos seus projetos.

Além de permitir acessar o projeto de qualquer lugar, esse recurso elimina a necessidade de contratação de um visualizador para o BIM adicional.

“O usuário ganha mobilidade e economiza com licenças de softwares, pois consegue visualizar os projetos no próprio Construmanager, onde estiver”, explica Eduardo Petrini, gerente de contas da Construmarket.

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2. Markups

Essa função permite que os usuários façam apontamentos e comentários. Os textos são gravados em sequência e exibidos de forma isolada ou em múltipla seleção, facilitando a compreensão e o desenvolvimento do projeto.  

Com ela, a inserção de comentários se torna muito mais ágil, dispensando a necessidade de fazer downloads de documentos e uso de sistemas específicos para essa tarefa.

O rastreio das informações também é mais eficaz, pois todos os comentários ficam registrados na plataforma para gestão de projetos.

3. Comparador de revisão

Permite sobrepor a nova versão de um arquivo à anterior para destacar as diferenças entre os documentos, tornando a tarefa de revisar projetos muito mais fácil, segura e eficiente.

Essa funcionalidade otimiza as análises do gestor, comparando versões de projetos, detalhando alterações e agilizando e simplificando as etapas de conferência e de checagem.

“Normalmente, o gestor baixa os dois documentos e os insere em sistemas como o AutoCAD para, em seguida, fazer essa comparação. No Construmanager, os arquivos já estão na plataforma. Basta clicar no botão ‘comparar’ e realizar essa tarefa”, conta Petrini.

4. Gerenciamento de revisões

Garante que toda a equipe tenha sempre a versão mais recente dos arquivos em qualquer padrão de controle de revisão: AsBEA, Alfabético, Incremental ou sequências próprias de cada projeto. Após atualizar os arquivos, o Construmanager move a versão superada para uma pasta separada, porém acessível para comparações.

Esse recurso atualiza automaticamente toda a equipe envolvida nos projetos, eliminando uma das maiores dores das empresas de construção: o uso de versões diferentes por parte dos colaboradores. Com isso, todos podem trabalhar em cima dos mesmos arquivos, evitando erros, retrabalhos e atrasos.

5. Lista mestra

Lista os projetos e documentos da obra, de uma pasta ou de várias, em relatórios configuráveis de acordo com a necessidade e exporta para Excel.

Normalmente, o relatório de atualização de projetos é feito de forma manual pelas empresas. Quando o volume de obras é grande, o número de projetos também será imenso e o trabalho de atualização pode ser lento e ineficaz.

“Em muitos casos, é necessária a contratação de uma pessoa apenas para atualizar desses documentos. Essa função do Construmanager permite gerar relatórios atualizados em questão de segundos, otimizando, e muito, a gestão dos projetos”, completa Petrini.

6. Programação e arquivos críticos

Permite estabelecer metas e prazos por disciplina com controles automáticos, bem como evitar “gargalos”, marcando arquivos críticos com notificação e mostrando se as ações esperadas foram ou não executadas.

Petrini lembra que o controle do recebimento dos projetos é um dos maiores desafios dos gestores. Dentro da plataforma Construmanager, é possível programar as entregas e cobrar os parceiros automaticamente, mantendo os gestores sempre atualizados a respeito dos prazos.

“Os arquivos críticos são documentos que já se encontram no sistema, mas é possível programar alguma ação com eles, como fazer a programação de datas de aprovação ou de entrega de revisão”, explica.

TEXTO: Gisele Cichinelli

COLABORAÇÃO TÉCNICA

Eduardo Petrini – gerente de contas da Construmarket

Leia também:

Boa gestão de projetos aumenta chances de sucesso

Gestão de contratações e aquisições deve ser estratégica

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