Redação AECweb
A PDG nasceu em 2003 como uma área de investimentos no ramo imobiliário dentro do banco Pactual. Em 2006, tornou-se uma unidade de negócio independente. Com a abertura de capital em janeiro de 2007, a empresa iniciou o crescimento rumo ao topo do mercado: adquiriu a Goldfarb, focada no segmento econômico; a CHL, líder do Rio de Janeiro; e, em 2010, a AGRE, com capilaridade expressiva e forte presença em São Paulo, Norte e Nordeste. Com sua expertise financeira e a aquisição dessas unidades de negócios estratégicas, que tem mais de 40 anos de experiência no mercado, a PDG tornou-se a maior incorporadora das Américas em valor de mercado e está presente em mais de 100 cidades, onde entregou cerca de 65 mil unidades. Hoje, atua em todos os segmentos, do alto luxo ao econômico.
DESAFIO
Antes de adotar o Construmanager, em 2002, os processo para gestão de projetos eram realizados de forma manual, através de planilhas de Excel e e-mails. Ficava-se todo o tempo em contato telefônico com o escritório, coletando informações ou checando se os projetistas possuíam a última versão de um determinado projeto. Com isso, a construtora perdia em agilidade, segurança e autonomia na transmissão de informações.
Implantar uma ferramenta que racionalizasse o tempo e dinamizasse a integração entre os colaboradores eram as principais necessidades da PDG na coordenação de projetos e obras. Atualmente, a construtora trabalha com mais de 160 obras simultâneas no Construmanager.
De acordo com Aldo Cipriani, Gerente Executivo, esses são os principais desafios que o sistema ajuda a resolver. “Precisávamos de uma ferramenta como o Construmanager, justamente para contribuir no gerenciamento das múltiplas disciplinas de projetos em diversas regiões do Brasil, facilitando o acesso dos usuários aos documentos e revisões referentes a cada obra”, diz.
SOLUÇÃO
Para André Ferreira, Coordenador de Projeto Executivo, a agilidade, a multiplicidade e a confiabilidade das ações aplicáveis no gerenciamento de projetos foram os principais benefícios que os recursos do sistema trouxeram para a PDG. As funcionalidades mais utilizadas são a geração de lista mestra, markup e solicitação de cópias.
“Com o auxílio da ferramenta, todos envolvidos recebem automaticamente aviso sobre revisões, facilitando a comunicação. Temos controle inclusive de solicitação de cópias. Através do markup, por exemplo, todos os envolvidos ficam sabendo que o projeto ainda não está liberado, podendo assim guardar o histórico de alterações em cada folha”, afirma.
A adaptação da PDG ao sistema é facilitada pela semelhança ao formato do Windows, com diversas pastas e subpastas, sem causar qualquer tipo de resistência dentro da empresa.
RESULTADOS
“Construmanager é indispensável no gerenciamento online de projetos da PDG. Apresenta interface amigável e por isso foi facilmente incorporado pelos colaboradores e prestadores de serviços externos. O investimento é plenamente justificável e pretendemos utilizar o sistema nos demais projetos”, disse Cipriani.
A ferramenta também contribui em outros departamentos da empresa, conforme cita Ferreira. “Construmanager ajuda nas áreas de orçamentos e suprimentos, extraindo diretamente do sistema quais informações estão disponíveis para andamento dos processos internos de cada área”, destaca.
SOBRE O CONSTRUMANAGER
Construmanager é a plataforma online mais completa e funcional para gestão de projetos e obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.
A melhor solução para centralizar todos os projetos e documentos em um único lugar, conectar e integrar as pessoas e garantir que todos estejam sempre com a última versão de cada documento.
Faça como as melhores empresas de construção do país. Utilize Construmanager para gerenciar seus projetos em tempo real e entregar as obras dentro do prazo e abaixo do orçamento.