Conheça a funcionalidade “Visualizador com comparador de versões de projetos” do Construmanager

Confira o que é e como funciona esse recurso e quais são seus benefícios para a gestão de projetos na construção civil.
homens comparando versões de projetos com o visualizador do construmanager

A adesão às novas tecnologias traz inúmeros benefícios para os gestores de projetos.

Sem o acesso fácil e descomplicado às versões de projetos, a probabilidade de erros de execução, perda de produtividade e retrabalhos tornam-se muito maior.

Por isso, contar com uma plataforma de gestão de projetos, como o Construmanager, da Construmarket, é essencial para aumentar a eficiência dessa atividade.

Com a sua funcionalidade exclusiva “Visualizador com comparador de versões”, os profissionais podem gerenciar revisões de forma muito mais simples e ágil.

Entenda o que é essa função!

Processo tradicional

Na rotina do gestor de projetos, é bastante comum que ele se depare com a necessidade de comparar diferentes versões de um mesmo projeto, com mudanças e alterações realizadas de forma muito dinâmica.

Geralmente, no processo tradicional, esse profissional tem de baixar os documentos contendo as diferentes versões, inseri-los em um sistema – como o AutoCad, por exemplo -, executar os devidos alinhamentos e, a partir daí, fazer as comparações entre os arquivos.
Ou seja, o gestor se depara com uma série de ações burocráticas e desnecessárias, que tornam essa tarefa muito mais lenta e complicada.

“E não é só isso. Além de ter mais etapas, o processo convencional exige o uso de máquinas e softwares específicos, que demandam investimentos altos. Quando os gestores de projeto conseguem dispensá-los e optam por fazer a comparação das versões via online, em uma plataforma de gestão de projetos como o Construmanager, o ganho é enorme”, explica Eduardo Petrini, gerente de contas da Construmarket

O que é a funcionalidade “Visualizador com comparador de versões de projetos”?

Para contornar essa burocracia, a plataforma Construmanager oferece a função “Visualizador com comparador de versões”.

Esse recurso permite a visualização, sem os programas originais, de mais de 250 extensões diferentes e está disponível para 2D e 3D.

O modelo 2D ajuda a medir distâncias, áreas e perímetros e a imprimir PDFs com formato em escala. No modelo 3D, também é possível selecionar elementos, dar zoom, ocultar, explodir, navegar e fazer cortes nos objetos do modelo, agilizando a análise dos seus projetos.

Além de permitir acessar o projeto de qualquer lugar, essa função elimina a necessidade de contratação de um visualizador BIM adicional.

Através do visualizador com comparador de versões de projetos, o Construmanager organiza e distribui os projetos nas obras para fácil utilização da equipe através da leitura pelo smartphone, tablet ou notebook.

Isso possibilita acessar informações atualizadas dos projetos, com acesso à última versão, evitando retrabalhos na obra.

VANTAGENS BIMEMAIL

Quais são as vantagens da funcionalidade “Visualizador com comparador de versões”?

O “Visualizador com comparador de versões de projetos” confere muito mais agilidade na tarefa de análise dos projetos e uma grande economia com licenças de softwares e compra de máquinas robustas.
Também torna o processo totalmente online e permite maior integração entre as equipes.

“Imagina que você esteja analisando um projeto em uma versão e tem de retirar uma área, como um muro, por exemplo. Essa função pega as penúltima e última versões e as sobrepõe, mostrando e destacando os itens que foram retirados de um projeto para outro e os itens que tiverem mudanças de posicionamento ou tiveram áreas novas acrescentadas. O visualizador não só detalha isso, como compara as versões”, conta Petrini.

Com esse recurso, o gestor consegue eliminar várias etapas da gestão de arquivos. “O gestor geralmente precisa baixar os arquivos, compará-los, checar as alterações e certificar se elas foram ou não feitas. Muitas vezes solicitando e trocando informações por email. Com o recurso de visualização, essas ações são simplificadas e se tornam mais seguras”, completa.

O gerente de contas lembra também que outro grande ganho do recurso “Visualizador com comparador de versões” é permitir que o usuário ganhe mobilidade, já que ele consegue visualizar os projetos onde ele estiver.

Como o “Visualizador com comparador de versões” funciona?

O uso do recurso “Visualizador com comparador de versões” é muito simples. Com as duas versões do projeto já inseridas na plataforma, basta abrir o visualizador do sistema e clicar no botão “comparar”. Automaticamente, é possível acessar as alterações que estarão destacadas em cores.

Essa função facilita a análise do gestor de projetos, que de uma forma muito rápida consegue ver as alterações feitas de uma versão para outra e conferir se as mudanças solicitadas foram ou não atendidas.

“Além da agilidade, o usuário ganha em mobilidade, já que ele pode executar essa tarefa de qualquer lugar”, lembra Petrini.

O gerente de contas lembra que, no modelo 3D para o BIM, a função de comparação de revisões oferece uma grande riqueza de detalhes das alterações, com um volume de dados maior.

Marcações e comentários

Além de visualizar, o usuário também pode fazer comentários, solicitar alterações e fazer marcações dentro do visualizador.
Os textos são gravados em sequência e exibidos de forma isolada ou em múltipla seleção, facilitando a compreensão e o desenvolvimento do projeto.

A inserção de comentários é muito mais ágil, dispensando a necessidade de fazer downloads de documentos e uso de sistemas específicos para essa tarefa.

O rastreio das informações também é mais eficaz, pois todos os comentários ficam registrados na plataforma.
Essa função permite que o usuário otimize o processo, análise o projeto, faça o comentário e dispare essa informação para o responsável da obra, eliminando ou minimizando o fluxo de informações via email.

Plataforma completa

A plataforma Construmanager disponibiliza muito mais funções do que os seus concorrentes no mercado.

“Enquanto as demais plataformas trabalham mais como repositórios, fazendo controle e versões de arquivos, o Construmanager oferece opções para fazer a gestão dos projetos, como controle de prazos e demais funcionalidades”, conta Petrini.

Outro diferencial do Construmanager é o serviço de apoio ao cliente, feito por uma equipe de suporte treinada e capacitada para executar essa tarefa.

A plataforma também é bastante intuitiva, de fácil utilização, com botões que sempre levam a uma ação.

Os visualizadores já são incorporados à ferramenta, eliminando a necessidade de instalação de outras ferramentas para que o usuário possa visualizar os projetos.

Conclusão

Visualizar e gerenciar diferentes versões de projetos exige um alto grau de organização e disciplina por parte dos gestores de projetos.

Com o recurso “Visualizador com comparador de versões” do Construmanager, da Construmarket, é possível tornar essa tarefa muito mais fácil, agilizando o dia a dia desse profissional.

Leia também:

Gestão abrangente

Stakeholders são fiscais e agentes do empreendimento

Conteúdos relacionados

Inscreva-se em nosso blog gratuitamente e receba as novidades!

    Construmanager, a plataforma de gestão de projetos de construção civil.

    Descubra como o Construmanager pode tornar a sua equipe de projetos mais eficiente