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Gestão de pessoas requer liderança e boa comunicação

A gestão de pessoas não é tarefa fácil, principalmente na construção civil. Pessoas têm valores e experiências diferentes uma das outras.
trabalhadores da construção civil com maquinas ao fundo

De acordo com o engenheiro civil Maury Melo, autor do livro ‘Gerenciamento de Projetos para a Construção Civil’, atualmente a formação do engenheiro é mais voltada para a gestão de obras, sem as habilidades de um gerente de projetos. “Muitos profissionais desconhecem, por exemplo, ferramentas e técnicas preconizadas pelo PMI – Project Management Institute – para uma gestão mais adequada do projeto. O papel de gestor é se preocupar com todas as áreas de conhecimento que lhe darão melhores condições para tomadas de decisão e, consequentemente, reduzirão o risco do não cumprimento dos objetivos do projeto”, afirma Melo.

Não é tarefa fácil gerenciar pessoas, principalmente na construção civil. Pessoas têm pensamentos, valores e experiências bastante diversificadas uma das outras. Para isto, é importante que o gestor seja treinado a lidar com diversas situações, em que administrar conflitos exige escutar, colocar-se no lugar do outro, respeitar a individualidade de cada um, além de contribuir para o crescimento dos colaboradores Maury Nelson Antunes de Melo

O principal papel do gestor de projetos é a integração. Isto é, ele deve reunir todas as partes do projeto e todos os membros do time em uma unidade coesa, atingindo os objetivos de maneira rápida, barata e com menos recursos.

“Cabe ao gestor definir o plano de gerenciamento de recursos humanos de forma a obter a devida aprovação quanto à alocação desses recursos, conferindo clareza a todos da equipe sobre responsabilidades e autonomia. Durante a execução, o gestor deve liderar a mobilização de todo o pessoal e assegurar as condições necessárias para os membros da equipe desempenharem suas funções”.

“O gestor acumula ainda a função de monitorar se o projeto está conforme planejado e agir para corrigir os desvios”, explica Roberto Hoffmann Palmieri, professor da disciplina de Gerenciamento de Projetos dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas.

TREINAMENTO PARA GESTÃO DE PESSOAS É ESSENCIAL

Segundo Melo, muitas construtoras estão investindo para melhorar seus processos na gestão de pessoas. “Se olharmos para as considerações que constam no PMBOK®, continua faltando treinamento tanto para a equipe de projeto quanto para os funcionários da força de trabalho executora. Questões como atividades de construção de equipe e um sistema de recompensas, quando bem implementadas, podem trazer benefícios ao setor como parte de uma política contínua de recursos humanos, no sentido de melhorar a produtividade e reduzir o turnover no segmento”, diz.

O guia PMBOK® recomenda pelo menos quatro processos para o gerenciamento de projetos, uma boa base para qualquer gestor considerar e adaptar a realidade de sua empresa e de seus projetos. “O primeiro é desenvolver o plano dos recursos humanos, o que inclui o processo de identificação e documentação de papéis, responsabilidades, habilidades necessárias, relações hierárquicas e a criação do plano de gerenciamento do pessoal. O segundo passo é mobilizar a equipe do projeto com a confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção de pessoal necessário para terminar as atividades do projeto”.

“Outra etapa é desenvolver a equipe do projeto com a melhoria de competências, interação e o ambiente geral da equipe, aprimorando o desempenho do projeto. E, por fim, gerenciar a equipe do projeto acompanhando o desempenho dos membros, fornecendo feedback, resolvendo problemas e gerenciando mudanças para otimizar o desempenho do projeto”, elenca Hoffmann.

PARTICULARIDADES DA GESTÃO DE PESSOAS

A boa gestão de pessoas (…) assegura que todos os membros da equipe tenham as habilidades, as informações e os equipamentos necessários para realizar o trabalho. Por fim, fornece maior clareza sobre como a equipe será avaliada e reconhecida por seu desempenho de forma a aumentar o alinhamento dos interesses da empresa com os de cada membro do grupo Roberto Hoffmann Palmieri

Melo comenta que o setor da construção civil é único e tem particularidades importantes. “Não é tarefa fácil gerenciar pessoas, principalmente na construção civil. Pessoas têm pensamentos, valores e experiências bastante diversificadas uma das outras. Para isto, é importante que o gestor seja treinado a lidar com diversas situações, em que administrar conflitos exige escutar, colocar-se no lugar do outro, respeitar a individualidade de cada um, além de contribuir para o crescimento dos colaboradores”, detalha o engenheiro civil.

Do ponto de vista de gestão de pessoas, os grandes projetos de construção civil têm como desafio o deslocamento e a instalação provisória de um grande número de trabalhadores de perfis variados.

“Uma preocupação e pressão cada vez maior da sociedade sobre esses grandes empreendimentos é reduzir o impacto negativo da migração de milhares de trabalhadores, na sua maioria homens solteiros. Para minimizar esse impacto negativo, o licenciamento ambiental somado às políticas de responsabilidade socioambiental das empresas exige que se contrate maior porcentagem de mão de obra local, o que traz contribuições positivas à localidade ao gerar emprego e renda para a população da região. Além de reduzir custos com deslocamento e instalação do pessoal. Por outro lado, exige dedicação de tempo e recursos para preparação antecipada dos trabalhadores locais ficarem aptos para as atividades”, afirma o professor.

VANTAGENS

Ter uma equipe motivada e comprometida é determinante para o sucesso do projeto. “A boa gestão de pessoas é fundamental para isso, na medida em que se deixam claros papéis, responsabilidades e autonomia de cada profissional. Também assegura que todos os membros da equipe tenham as habilidades, as informações e os equipamentos necessários para realizar o trabalho. Por fim, fornece maior clareza sobre como a equipe será avaliada e reconhecida por seu desempenho de forma a aumentar o alinhamento dos interesses da empresa com os de cada membro do grupo”, comenta Hoffmann.

A gestão adequada de pessoas certamente resultará em uma equipe mais motivada e feliz e que, indubitavelmente, é um dos segredos para a melhoria da produtividade. “Se o gestor valorizar seus colaboradores, eles se sentirão mais dispostos em buscar atingir suas metas e, desta forma, conseguir os resultados esperados. Em contrapartida, a falta de motivação pode fazer com que os colaboradores deixem de dar o melhor de si, resultando em produtividades muito abaixo da média”, diz o autor.

É através da liderança que o gestor deverá inspirar seus colaboradores, criando sinergia e multidisciplinaridade entre os membros da equipe e mantendo o astral de todos em alta para que deem o máximo de si ao projeto Maury Nelson Antunes de Melo

Uma má definição de perfil e da capacitação necessária tem como resultado profissionais trabalhando em atividades para as quais estão inaptos, o que aumenta a probabilidade de acidentes. “O que tem ocorrido também é o inapropriado dimensionamento da equipe e dos prazos, gerando jornadas de trabalho excessivas e consequente elevação no número de acidentes”, afirma Hoffmann.

HABILIDADES

De acordo com Melo, a liderança é a habilidade que irá fazer a diferença entre o gestor e sua equipe de trabalho. “É através da liderança que o gestor deverá inspirar seus colaboradores, criando sinergia e multidisciplinaridade entre os membros da equipe e mantendo o astral de todos em alta para que dêem o máximo de si ao projeto”.

O gerente de projeto deve ter também o talento da comunicação, que através de um processo claro, aberto e transparente promove um incentivo à troca de ideias e opiniões entre todos os membros. “Somado a isso, o gestor deve ser proativo e se antecipar às crises que porventura ocorram entre os membros de sua equipe. Um gerente experiente identifica os problemas e propõe soluções para as questões mais controversas que possam ocorrer durante o projeto”, explica o engenheiro.

Redação AECweb / Construmarket

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Colaboraram para esta matéria:

Roberto Hoffmann Palmieri – Professor nas disciplinas de gerenciamento de projetos dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas. Mestre e Engenheiro Agrônomo pela Universidade de São Paulo (USP). Certificado pelo PMI (Project Management Institute) como PMP (Project Management Professional). Membro ativo do PMI e da CEE-93 – Comissão de Gestão de Projetos da ABNT.

Atualmente, é gerente de projetos no IMAFLORA – www.imaflora.org e também presidente do comitê de padrões da Union Ethical Biotrade – www.uebt.org.

Tem 15 anos de experiência em Gerenciamento de Projetos de grande porte, e a sua experiência profissional inclui também o cargo de Gerente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Diretor do Departamento de Meio Ambiente na prefeitura de Governador Valadares. Atuou profissionalmente em todas as regiões do Brasil e em diversos países da África, Europa e Américas.

Maury Melo – Engenheiro civil, graduado em 1977 pela Universidade Estadual de Maringá com especializações em Produtividade para a Construção Civil, em Engenharia de Software e em Gerenciamento de Projetos pela FGV.

Sócio Diretor da LPM – Gestão e Tecnologia, atuando como consultor em gerenciamento de projetos para os setores da construção civil e engenharia de software.

Autor dos livros: Planejando o Escopo do seu Projeto através do MS Project, Gerenciamento de Projetos para a Construção Civil, PMP–Guia de Estudo, Metodologia Simplificada de Gerenciamento de Projetos para a Construção Civil, Rompendo Barreiras com o Gerenciamento de Projeto e Planejamento e Controle de Projetos com o Microsoft Project 2013, Plano de Projeto na Prática.

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