Entrevista: Clênio Senra
Redação AECweb
Quanto mais especializado em um determinado assunto, maior é a capacidade do profissional para desenvolver suas tarefas. Para o gestor de projetos não poderia ser diferente. O engenheiro Clênio Senra, coordenador técnico do curso de Gestão de Projetos do IETEC – Instituto de Educação Tecnológica, em Belo Horizonte –, destaca a importância da especialização em entrevista ao portal AECweb. “Hoje, todas as organizações empresariais, governamentais e mesmo não-governamentais têm projetos a implantar. Os profissionais envolvidos têm a necessidade dessa qualificação, razão pela qual a procura pelos cursos voltados para a gestão de projetos cresce a cada dia”. O engenheiro afirma que para gerenciar bem um projeto é preciso o entendimento de seus objetivos, de quando começa o trabalho, quais a atividades que se farão necessárias e os recursos necessários. “Uma boa gerencia de projetos deverá estar embasada em boas práticas, estas já testadas e comprovadamente aceitas”, ensina.
AECweb – Qual é o primeiro passo de um gestor de projetos ao receber uma nova demanda?
Clênio Senra – Inicialmente adicioná-la às demais demandas que já foram solicitadas e avaliar sua prioridade em relação às demais. Depois disto, avaliar a disponibilidade da equipe para atendimento imediato, sempre que possível, desenvolvendo um plano que permita maior eficiência da equipe e demais recursos disponíveis para alcançar o resultado final.
AECweb – Depois de definida a equipe, como fazer uma boa gerencia?
Senra – Temos que ter em mente que um projeto é temporário. Independente de sua duração, sempre terá um objetivo e uma data final. Para se gerenciar bem um projeto é necessário o entendimento de seus objetivos, de quando começa o trabalho, quais a atividades que se farão necessárias e quais os recursos necessários. A aplicação de boas práticas de planejamento já contribui, em muito, para o sucesso de um projeto. O monitoramento e o controle sistemático também garantirão que os objetivos sejam atingidos. Portanto, uma boa gerencia de projetos deverá estar embasada em boas práticas, estas já testadas e comprovadamente aceitas.
AECweb – Quais seriam essas boas práticas? Elas estão relacionadas com a metodologia?
Senra – Não temos especificamente uma metodologia, e sim o conjunto de práticas consideradas adequadas que, em conjunto com o que a empresa já faz de bom, são desenvolvidos métodos de trabalho específicos, ou seja, uma metodologia específica para cada organização. Ao longo dos anos tivemos discussões sobre o que seria o mais adequado para a gestão de um projeto. Hoje, esta discussão é liderada pelo Project Management Institute (PMP), instituição sem fins lucrativos, que compila o que é considerado hoje como sendo as melhores práticas em gestão de projetos. Porém, sua aplicação dependerá do tipo de projeto, da empresa e do ambiente.
AECweb – Há um começo e fim para a gestão de projetos?
Senra – A gestão de um projeto se inicia no momento da idéia ou identificação da necessidade de se fazer algo diferente da rotina. E vai até atingir todos os objetivos do projeto. Ela passa por todas as etapas, como a análise da viabilidade da implantação, e não fica só focada em recursos necessários e retorno esperado, mas também na viabilidade organizacional, bem como pelo planejamento, gerência da execução, acompanhamento e controle e a formalização de seu encerramento.
AECweb – É papel do gestor de projetos gerenciar também os riscos e conflitos?
Senra – O ambiente de projetos é dinâmico e com muitas metas a cumprir. As divergências de opinião sobre diversos aspectos do projeto são comuns. É importante, e se faz necessário, que o líder de um projeto esteja preparado para lidar com estas situações. Também é preciso antever problemas e antecipar ações para eliminar ou mesmo mitigar aqueles eventos que possam afetar negativamente o projeto. Essas são atribuições importantíssimas de um gestor de projetos.
AECweb – Então, qual seria o perfil de um gestor de projetos?
Senra – Um profissional de gestão de projetos precisa ter o conhecimento e saber aplicar na prática, as técnicas de planejamento e controle. Mas um grande diferencial é o profissional que consegue liderar um projeto num ambiente de alta complexidade, de alto nível de estresse e, na maioria das vezes, em uma organização matricial, com profissionais dedicados em tempo parcial ou participando de outros projetos concorrentes. Mais do que um cargo, gerenciar um projeto é uma função de liderança, em que o líder do projeto deverá guiar e motivar sua equipe, para que alcancem os resultados esperados pelos financiadores dos projetos, além de saber se comunicar adequadamente em todos os níveis da organização, conseguindo o comprometimento necessário de todos os envolvidos.
AECweb – O curso de pós-graduação em Gestão de Projetos é concorrido?
Senra – Sim. Inaugurado em 1998, o curso já qualificou mais de dois mil profissionais, o que faz do instituto o maior formador de profissionais da área de todo o Brasil. O objetivo central do curso de pós-graduação é desenvolver nos alunos as competências necessárias ao gerenciamento de projetos, provendo uma visão teórica e prática dos principais conceitos, além de prepará-los para a prova de certificação PMP.
AECweb – Há uma homogeneidade de conhecimentos dos alunos?
Senra – Trata-se de um público muito amplo. Todo profissional que atua no ambiente de projetos e que está buscando melhor entendimento dos conceitos, além de maior qualificação para enfrentar e superar os desafios comuns a este ambiente e desejando ascensão na carreira, faz parte do público alvo de cursos de Gestão de Projetos. Hoje, todas as organizações empresariais, governamentais e mesmo não-governamentais têm projetos a implantar. Portanto, todos os profissionais envolvidos têm necessidade dessa qualificação e a procura pelos cursos voltados para a gestão de projetos cresce a cada dia.
AECweb – Qual é o conteúdo do curso?
Senra – O curso aborda as áreas de conhecimento relacionadas à gestão de projetos, desde a concepção inicial até sua finalização, apresentando técnicas para definir o trabalho necessário, desenvolver cronogramas realistas e factíveis, estimar assertivamente os custos, planejar e garantir o atendimento do desempenho desejado, durante e após a implantação, promover a formação de equipes de alto desempenho, desenvolver um relacionamento amistoso e contributivo com todos que tenham um relacionamento, direto ou não, com o projeto, planejar e implementar ações que minimizem impactos negativos nos objetivos do projeto e gerenciar as aquisições de bens e serviços necessários ao projeto.
Baixe nosso Kit de Comunicação para diminuir ruídos de comunicação durante a gestão de projetos!
COLABOROU PARA ESTA MATÉRIA
CLÊNIO SENRA é mestre em Engenharia de Produção (UFMG) e graduado em Engenharia Mecânica (Faculdade de Itaúna-MG). Certificado em Gerenciamento de Projetos (PUC-MG) e PMP-Project Management Professional pelo PMI Project Management Institute. Atuou em empreendimentos de empresas como Belgo Mineira, Petrobrás, Acesita, Coteminas, Brahma, Cica, Gerdau e Santanense. Foi diretor de Operações Industriais da multinacional química Dyno Nobel Brasil Ltda. Atua como Master Black Belt em projetos de melhoria de processos e produtos baseados na metodologia Six Sigma. É consultor de empresas em planejamento e gestão de empreendimentos e coordenador técnico de cursos da área de Gestão de Projetos do IETEC.