Entrevista: Patrícia Seiko
Redação AECweb
Entre os muitos conhecimentos que o gestor de projetos deve acumular está o das normas técnicas que regem materiais e sistemas. A arquiteta Patrícia Seiko, coordenadora de Projetos Executivos da incorporadora e construtora Plano & Plano, defende em entrevista ao AECweb, que “o coordenador encontrará melhor equilíbrio na análise de interfaces, tendo como respaldo conhecimento normativo e legal sobre os diferentes aspectos relacionados”. Além disso, para tornar o processo mais eficaz é fundamental que a gestão se inicie o mais breve possível. Seiko comenta, ainda, que “além da experiência profissional e do conhecimento técnico, a coordenação de projetos depende do perfil pessoal do coordenador ou da empresa construtora”, diz.
AECweb – Até que ponto a Norma de Desempenho das Edificações, agora em revisão, deverá exigir mais dos projetos?
Patrícia Seiko – Meu atual envolvimento com esta questão está relacionado com a análise dos impactos que existem sobre os empreendimentos residenciais na construtora onde atuo. Infelizmente, a construção civil brasileira fica ainda muitas vezes à mercê de experiências práticas, sem um controle tecnológico adequado. Nos dias atuais, muitos dos sistemas construtivos ainda não possuem parâmetros bem delineados ou norma brasileira específica. De uma forma geral, o intuito da norma técnica é estabelecer parâmetros para que o edifício seja projetado levando em consideração requisitos relacionados ao desempenho, como: local de implantação e seu entorno, uso e operação, manutenabilidade, desempenhos térmico, acústico e lumínico, estanqueidade, funcionalidade, acessibilidade e outros. Em relação às exigências da Norma de Desempenho, não somente os projetos a serem desenvolvidos, mas também os materiais utilizados, a execução de serviços e os cuidados com a orientação ao usuário no pós-entrega devem receber um cuidado maior, realmente sistêmico, de forma que a questão do desempenho seja considerada em todos os processos relacionados a um empreendimento.
AECweb – O gestor de projetos precisa ter conhecimento das normas técnicas dos mais variados sistemas construtivos?
Patrícia – A coordenação de projetos é um meio para se conseguir mais eficácia no processo construtivo. Ter conhecimento sobre diversas normas técnicas relacionadas à construção civil é muito útil, não só para se conseguir aprovações de projetos em entidades públicas, mas como também ao longo de todo o processo de concepção e desenvolvimento de projetos. Tendo em vista que uma das tarefas – e não a única – do coordenador de projetos é a de compatibilizar projetos de diversas especialidades entre si, ele irá encontrar melhor equilíbrio nesta análise de interfaces tendo como respaldo conhecimento normativo e legal sobre os diferentes aspectos relacionados.
AECweb – Qual o papel do gestor na solução de problemas que surgem na interface de dois ou mais projetos?
Patrícia – É importante lembrar que gestão de projeto não é sinônimo de compatibilização. São dois trabalhos distintos, mas complementares. Creio que desenvolvendo o papel de compatibilizar e analisar as interfaces entre diferentes especialidades de projeto, o gestor deve garantir que a troca de informações seja eficaz e eficiente para que a solução possa ser encontrada. De acordo com sua experiência, pode sugerir soluções para os problemas encontrados e acordá-las juntamente com os projetistas, segundo sua visão global do processo e segundo as necessidades da construtora, quando for o caso. Para que isto possa ocorrer de forma eficaz é necessário, também, o comprometimento dos projetistas e de toda equipe em relação ao projeto em questão. Garantir que a equipe tenha este clima cooperativo também é tarefa do gestor de projetos.
AECweb – Como é feita a contratação e a gestão de projetos em lugares distantes?
Patrícia – Depende da empresa. A contratação de projetos em lugares distantes pode acontecer da mesma forma que se faz em relação aos projetos mais próximos, no entanto sempre levando em consideração condições específicas de cada região, como por exemplo, legislação, cultura e questões ambientais.
AECweb – Você utiliza alguma metodologia de gestão?
Patrícia – Além da experiência profissional e do conhecimento técnico, a coordenação de projetos depende do perfil pessoal do coordenador ou da empresa construtora. Utilizo uma metodologia como base para coordenar os projetos com os quais estou envolvida, mas dependendo do perfil do empreendimento e de outras condições, como órgão financiador, exigências legais e restrições de prazos, tenho que adaptá-la um pouco. Como trabalho especificamente com coordenação de projetos executivos, minha metodologia baseia-se no entendimento de que o projeto de um empreendimento deve ser sempre pensado como um todo e com a cooperação simultânea dos diferentes agentes envolvidos. Procuro utilizar a troca de informações eficaz por meio de sistema de gerenciamento de arquivos, nos quais as últimas versões de projetos validados estão disponíveis via internet. Assim, visamos garantir o constante contato com projetistas e com a equipe de obras para facilitar a comunicação e a compreensão do projeto, e a busca de melhores soluções e obtenção de feedback.
AECweb – Em qual etapa da obra se inicia e termina a gestão de projeto?
Patrícia – A gestão do processo de projeto deve se iniciar o mais breve possível na concepção e nos estudos de viabilidade, pois quanto antes se iniciar, mais eficaz é o processo em todos os sentidos – técnico, financeiro, etc. A gestão do processo de um empreendimento se encerra com a avaliação pós-ocupação, com a retroalimentação vinda da obra e da assistência técnica, e posterior tomada de ações corretivas, permitindo assim uma constante evolução do processo.
COLABOROU PARA ESTA MATÉRIA
Patricia Seiko Okamoto é formada em Arquitetura pela FAU-USP e graduada lato sensu em MBA-Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios pelo TGP-PECE da Escola Politécnica da USP. É coordenadora de projetos executivos da Plano & Plano, incorporadora e construtora paulistana especializada em empreendimentos residenciais.
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