Redação Portal AECweb / Texto: Juliana Nakamura


Fator de competitividade para as empresas, a gestão de projetos visa garantir que a conclusão de um projeto ocorra em conformidade com critérios preestabelecidos de prazo, custo, qualidade e riscos. No caso da construção civil, a quantidade de variáveis capazes de interferir na realização de um empreendimento adiciona ainda mais complexidade a essa atividade.

Nesse contexto, dispor de ferramentas colaborativas baseadas na web torna-se vital para transformar o processo de gestão em algo rápido, dinâmico e produtivo. Confira a seguir cinco fatores que justificam a contratação dessas tecnologias:

1) CENTRALIZAR DOCUMENTOS E DAR FLUIDEZ AOS FLUXOS DE TRABALHO

Um dos principais desafios de um gerente de projetos é ter todas as informações em uma mesma plataforma, de modo a ter uma visão gerencial. Utilizar um software de gerenciamento de projetos pode ajudar nisso, ao centralizar os dados e assegurar fácil acesso de toda a equipe ao que é, de fato, relevante.

“As ferramentas digitais nos ajudam ao concentrar e disponibilizar todos os documentos e projetos interdisciplinares em um único local acessível a todos os envolvidos remotamente, a qualquer hora”, sintetiza a arquiteta Maria Cecilia Freitas Denadai, coordenadora de projetos da construtora MBigucci. “Além disso, essas plataformas nos auxiliam na medida em que permitem acompanhar o progresso de desenvolvimento das atividades e avaliar o desempenho das equipes interdisciplinares”, comenta Denadai.

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2) NOTIFICAÇÃO E CONTROLE DE REVISÕES

O controle automático de revisões é um dos recursos oferecidos pelas plataformas de gestão de enorme valor para os profissionais de gerenciamento de projetos. A ideia é garantir que todos os envolvidos trabalhem sempre na versão mais recente do projeto, de forma colaborativa, evitando retrabalhos.

“As plataformas também contribuem para evitar perda de tempo com organização de informações, padronização de nomenclaturas, além de facilitar a comunicação entre profissionais que, muitas vezes, estão fisicamente distantes”, acrescenta Roberta Chicoli, gerente de vendas na Construmarket.

Outros recursos interessantes são a notificação automática sempre que alguma mudança é realizada no projeto e o visualizador de versões, que faz a sobreposição de arquivos e permite identificar facilmente as alterações entre as revisões.

 

 

3) COMUNICAÇÃO MAIS ASSERTIVA E TRANSPARÊNCIA

As plataformas de gestão mais robustas proporcionam canais de comunicação que facilitam o percurso da mensagem e a eliminação de ruídos. Vale lembrar que muitos dos problemas que ocorrem na gestão de um projeto estão relacionados a falhas de comunicação e de gestão de pessoas.

“Ao centralizar e documentar todas as tarefas planejadas, executadas e entregues, as ferramentas de gestão agregam mais transparência e rastreabilidade aos processos. Os conflitos diminuem e os processos fluem com segurança e rapidez”, comenta Chicoli.

4) APOIO À TOMADA DE DECISÃO

As ferramentas de gestão mais avançadas podem automatizar diversas atividades de gestão de projetos como orçamento e cronograma, análise de riscos e controle de insumos. Esses softwares também permitem realizar análises em busca de padrões e gargalos produtivos. Com o apoio de Business Inteligence (BI), elas viabilizam a consolidação de informações em relatórios com uma ampla variedade de cortes.

 

5) CONTROLE DE HORAS TRABALHADAS

Outro recurso valioso oferecido pelas plataformas de gestão de projetos é o apontamento de horas para visualizar quanto tempo cada profissional dedicou em cada atividade. Dessa forma, o gestor tem em suas mãos informações úteis para avaliar o uso de capital humano e, até mesmo, mensurar o custo dos projetos. De forma muito simples e visual, o gestor consegue saber, por exemplo, se determinado grupo está com prazos comprometidos, além de identificar as equipes de melhor desempenho.


COLABORAÇÃO TÉCNICA

Roberta Chicoli — Gerente de vendas de Soluções SaaS (software como serviço) para construção civil na Construmarket, responsável pela plataforma Construmanager.

Maria Cecilia Freitas Denadai — Arquiteta e urbanista, é coordenadora de projetos da construtora MBigucci.

Leia também:

Boa gestão engloba custos, prazos e qualidade

Construtora tem mais qualidade em gestão de projetos

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