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Bastidores da duplicação da Rodovia dos Tamoios

A Rodovia dos Tamoios, terá 50 quilômetros duplicados no trecho do planalto.
trabalhador com capacete nas mãos ao fundo obra em rodovia

A rotina diária do engenheiro Luiz Fernando Junqueira Villela, de manter contato com os vários engenheiros de sua equipe e comandar reuniões para promover ajustes de processos, foi quebrada apenas às 22 horas de uma terça-feira, quando falou de seu trabalho como gestor de projetos da duplicação da Rodovia dos Tamoios ao portal AECweb.

A rodovia que liga São José dos Campos ao Litoral Norte de São Paulo, terá 50 quilômetros duplicados no trecho do planalto. A obra começou no dia 15 de maio e tem prazo de 20 meses para ser concluída.

Villela, que atua no setor há 27 anos, diz que um dia é sempre diferente do outro e que cada obra tem suas particularidades. Considera, entretanto, a duplicação da rodovia dos Tamoios complexa. “Um grande desafio em todos os sentidos. Envolve soluções técnicas sofisticadas, segurança dos trabalhadores e a gestão de uma grande equipe, composta por profissionais muito experientes”, afirma. Além dos técnicos e dos trabalhadores que atuam nas frentes de trabalho, atuam na duplicação da estrada 25 engenheiros, sendo que dez ocupam cargos de chefia, com experiência em gestão de projetos.

Gerente geral do consórcio Encalso Construções e S.A. Paulista – empresa que faz a duplicação da estrada – Villela informa que, apesar da complexidade do projeto, a rodovia não está sendo interditada e é preciso realizar os trabalhos dentro do prazo, causando o menor transtorno possível aos usuários, cujo número aumenta nos finais de semana. “Estamos fazendo a terraplanagem com segurança e boa sinalização em uma região montanhosa e sinuosa”, diz.

Rotina na Rodovia dos Tamoios

Em seu dia a dia, o gestor divide seu tempo reunido com os engenheiros no canteiro de obras e com os gestores de projeto da Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S.A.

bastidores da duplicação da rodovia tamoios

As informações que recebe da frente de trabalho são debatidas com o pessoal da Dersa e as orientações são encaminhadas aos engenheiros para que sejam executadas. “A gerência de Engenharia e Planejamento recebe os projetos da Dersa, analisa e encaminha para execução. Toda a atividade do gerente de engenharia é reportada a mim numa rotina diária. Conversamos em tempo integral”, informa.

Para que tudo funcione com precisão, o gestor comanda o desenvolvimento de cada parte do projeto em conversas presenciais com os engenheiros, ou via rádio, telefone e e-mail. Além disso, recebe relatórios diários gerados pelas várias gerências, o que viabiliza sua gestão e tomada de decisões. Vilella ainda se reúne semanalmente com os gerentes e encarregados, quinzenalmente com o pessoal de planejamento, e promove outro encontro mensal para a análise geral do andamento das obras e, se necessário, para fazer os ajustes de processos. Soma-se, ainda, contatos constantes com o gestor de projetos da Dersa em São Paulo e com os seus fiscais no canteiro de obras.

Leia também: Tendências em gestão de projetos no Brasil

Gestão na Tamoios

A duplicação da rodovia dos Tamoios foi dividida em dois lotes e Villela comanda uma equipe composta por oito gerências: Engenharia e Planejamento; duas de Produção; Obras de Arte; Manutenção; Segurança e Medicina de Trabalho; Meio Ambiente; e Administrativa Financeira. Ele explica que todos os engenheiros em cargos de chefia têm conhecimentos da gestão de projetos e sabem das atribuições de cada gerência, mantendo comunicação permanente sobre tudo que acontece. “Uma decisão não comunicada pode comprometer o trabalho de todos”, explica ao informar que, no mercado, os salários de engenheiros com essa experiência giram em torno de R$ 12 mil.

Conheça os departamentos e suas atribuições:

Engenharia e Planejamento 

A equipe dessa gerência é formada por um engenheiro de planejamento; um de custos, outro responsável pela apropriação dos serviços executados, e, finalmente, um de controle quantitativo, que faz a medição dos serviços executados.

Topografia 

As equipes fazem as marcações do campo, orientando os trabalhos do pessoal de produção que executa a obra junto com as demais equipes, sob a supervisão da área de meio ambiente.

Produção

Cada lote da obra tem um gerente de produção e cada um tem sua equipe formada por um engenheiro, dois supervisores de obra e diversos encarregados de frentes de trabalho.

Obras de Arte

Como a estrada tem muitas pontes e viadutos, o gestor de projetos conta com o trabalho de especialista. A equipe dessa gerência é formada por um engenheiro especializado em obra de arte, que tem sob seu comando um engenheiro auxiliar, dois mestres de obras e diversos encarregados de frente (encarregados de formas, armação e concreto).

Manutenção

A equipe responde pela manutenção dos equipamentos utilizados na construção da estrada e é formada por um engenheiro mecânico e vários técnicos.

Segurança e Medicina do Trabalho

O gestor administra ainda o trabalho de um engenheiro de segurança, um médico, corpo de enfermagem e técnicos de segurança. Duas ambulâncias e equipe médica ficam 24 horas por dia no canteiro de obras para atender a qualquer eventualidade.

Meio Ambiente

Essa equipe conta com o trabalho de técnicos em meio ambiente, e duas biólogas, sendo que uma é gestora ambiental. É responsável pela supervisão do desenvolvimento do trabalho das demais equipes, conforme o que foi autorizado pelos organismos ambientais.

Qualidade

Equipe formada por uma engenheira, laboratoristas e técnicos.

Contratos

Redação AECweb / Construmarket

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COLABOROU PARA ESTA MATÉRIA

Luiz Fernando Junqueira Villela – Engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia de Lins. Atualmente é gerente de contratos da Encalso e gerente geral do Consórcio Encalso S.A. Paulista nas obras de duplicação da rodovia dos Tamoios.

Na empresa já respondeu pela execução dos serviços de implantação de marginais e obras de arte na pista sul da Rodovia Presidente Dutra e executou obras e serviços do programa de desenvolvimento do Sistema Viário Estratégico Metropolitano referente a obras na Avenida Jacu Pêssego Sul.

Também atuou na Constran – Construções e Comércio, como coordenador de produção; na S.A. Paulista de Construções e Comércio na função de coordenador de obras; na Conter Construções e Comércio, como engenheiro de obras.

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